terça-feira, 11 de maio de 2010

Jornal O Globo: Bebês brasileiros comem muitos produtos industrializados, indica estudo da Unifesp

Matéria interessante. Quis compartilhar com vocês!!!

RIO - A alimentação das crianças brasileiras com menos de dois anos está repleta de produtos industrializados, indica pesquisa inédita da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo, feito com 270 pais de crianças pequenas, aponta que os bebês estão deixando de ter uma alimentação saudável - ou até mesmo a amamentação exclusiva - e passando a comer alimentos ricos em gorduras e açúcares nos primeiros meses de vida.

Os pesquisadores alertam para a introdução precoce de alimentos industrializados que não deveriam fazer parte de uma dieta saudável em qualquer idade, com destaque para macarrão instantâneo, açúcar refinado, suco de frutas artificial e até mesmo salgadinhos e embutidos. Dados da Unifesp indicam que, entre as famílias com baixa escolaridade, 67% dos bebês experimentaram um dos alimentos citados acima antes dos três meses de idade.

De acordo com Maysa Helena de Aguiar Toloni, nutricionista e autora da pesquisa, os resultados preocupam, já que a obesidade infantil é considerada um problema de saúde pública no Brasil, onde cerca de 10% das crianças apresentam excesso de peso e aproximadamente 20% dos adolescentes estão acima do peso.

- Vale lembrar que 60% das crianças e adolescentes obesos já sofrem de hipertensão e dislipidemia, que é o aumento do nível de gordura no sangue e que está intimamente ligada às doenças coronarianas - afirma a nutricionista.

A ingestão precoce de gorduras e açúcar está associada ao abandono do aleitamento materno e ao baixo consumo de frutas, legumes, cereais e hortaliças.

- Além de esse tipo de alimentação comprometer o crescimento e desenvolvimento infantil, também é comum desencadear processos alérgicos, carências de vitaminas e minerais, obesidade infantil e o surgimento, cada vez mais precoce, das chamadas 'doenças crônicas não transmissíveis' que incluem o diabetes, hipertensão arterial, obesidade, dislipidemias, acidente vascular cerebral, diversos tipos de cânceres, artroses, enfisema pulmonar, entre outras.

Apesar da criança já nascer com a preferência ao sabor doce, o Ministério da Saúde recomenda que a adição de açúcar deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida.

A pesquisa mostra que, até os três meses de vida, 31% dos pais afirmaram ter oferecido açúcar ao filho; 49%, chás e, 18%, mel. Até os doze meses, o açúcar atinge o índice de 87%; o chá, 88%, e, o mel, 73%.

- O uso precoce de açúcar faz parte de hábitos culturalmente estabelecidos e utilizados erroneamente pelas mães para 'satisfazer' o paladar da criança. Um exemplo disso é o uso do mel, que é totalmente contra-indicado no primeiro ano de vida devido à imaturidade da flora intestinal e ao risco de favorecer as intoxicações alimentares causadas pelo bacilo Clostridium botulinum, responsável pela transmissão do botulismo intestinal - explica a nutricionista.

Outro dado que chama a atenção é a idade com que as crianças começam a conhecer os refrigerantes: entre o primeiro e o sexto mês de vida, 12% delas já experimentaram. Até os noves meses, esse índice sobe para quase 20% e mais da metade (56,5%) já teve a bebida incluída no cardápio até o primeiro ano de vida.

- Somente depois dos seis meses é que a criança está apta a receber, de forma lenta e gradual, outros alimentos adequados à idade, mas sempre mantendo o leite materno até, no mínimo, os dois anos de idade. Além dos refrigerantes possuírem açúcar, contêm corantes e aditivos químicos e, mesmo em ocasiões especiais, como festas e comemorações, a criança deve receber alimentação especialmente preparada para ela de forma caseira e balanceada, evitando a integração precoce a uma dieta pobre em nutrientes e hipercalórica - completa

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Meu primeiro Dia das Mães

Sempre me lembro do meu primeiro tudo na vida. Meu primeiro dia sem meu bico, meu companheiro inseparável. Meu primeiro dia de aula. A primeira vez que voltei da escola sozinha. A primeira vez que comi melão. Meu primeiro beijo. A primeira vez...
Quando olhei nos olhos do meu filho pela primeira vez. Toquei nele pela primeira vez...
E é por isso que sei que vou lembrar eternamente do meu primeiro Dia das Mães. Até porque fiz muitos planos pra ele. Antes de ser mãe ficava imaginando como seria emocionante esse dia.
Ontem foi o meu primeiro Dia das Mães!
E sei que a lembrança desse dia me acompanhará pelo resto da minha vida...