sexta-feira, 24 de julho de 2009

Vou explicar de novo: semanas x meses de gestação

Essa matéria é bastante elucidativa. Explica, por exemplo, que o mês da gestação não é igual ao mês normal, aquele do calendário. A semana gestacional não tem sete dias. Portanto, 20 semanas (do calendário) não equivalem a 5 meses de gestação.
http://www.portalverde.com.br/sites/gestacaoconsciente/rodrigovianna/artigos/semanasxmeses.htm

Se ainda assim estiver complicado, tem essa tabelinha aí, de semanas x meses de gestação:
1 até 4 semanas e meia= 1 mês
4 semanas e meia até 9 semanas= 2 meses
9 semanas até 13 semanas e 2 dias= 3 meses
13 semanas e 2 dias até 17 semanas e 5 dias= 4 meses
17 semanas e 5 dias até 22 semanas e 1 dia= 5 meses
22 semanas e 1 dia até 26 semanas e 4 dias= 6 meses
26 semanas e 4 dias até 31 semanas= 7 meses
31 semanas até 35 semanas e meia= 8 meses
35 semanas e meia até 40 semanas= 9 meses

Acho que agora ficou fácil né??? Então, seguindo o meu exemplo, se estou completando 32 semanas, significa que já entrei no oitavo mês, mas só terei oito meses completos quando chegar a 35 semanas e meia, como está aí em cima. A partir daí entrarei no nono mês, e ao completar 40 semanas estarei fechando o nono mês. A partir daí o Theo tá prontinho pra nascer!!!

56 comentários:

  1. Adorei a tabela, ela é elucidativa e portanto sanou minha dúvida.
    Muito grata.
    Carine Saramago.

    ResponderExcluir
  2. ADOREIIIIII ASSIM FACILITA MUITO, AS PESSOAS FICAM FALANDO ALGUMAS COISAS MAIS CONTA ERRADO
    OBRIGADU ME AJUDOU MUITO.. EU TO C 27 SEMANAS E 5 DIA.BJKAS

    ResponderExcluir
  3. também adorei essa tabela!!! fiz a utrasson e estava com 19 semanas e tres dias como é a minha primeira gravidez fiquei confusa de quantos meses seria mas aí me indicaram esse site que me ajudou muito... muito obrigado assim tira todas as duvidas das gestantes de primeira viagem assim como eu... bjooooo enorme

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vcs gostaram, meninas. Quando estava grávida, essa era uma das minhas maiores dúvidas também. Por isso, quando descobri a tabela, fiz questão de disponibilizá-la aqui no blog para ajudar outras mamães.
    Parabéns pelos bebês! Que nasçam cheios de saúde e tragam muitas alegrias à vida de vcs.

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Tati sou de Campinas interior de SP e estava buscando algumas informações sobre gravidez para passar para aminha irmã que é Msarinheira de primeira viagem no quesito Maternidade.
    Amei essa tabelinha,e já passei o endereço do Blog para ela ficar informada, pois sou tia coruja e estou acompanhando passo-a-passo ocrescimento do bebê.

    ResponderExcluir
  6. estou com 9 semanas, isso quer dizer que já estou com 3 meses de gestação?

    ResponderExcluir
  7. Com 9 semanas entramos no 3º mês de gestação, que vai até a 13ª semana e 2 dias.

    ResponderExcluir
  8. jah estou de 22 semanas ai meu deus falta pouco

    ResponderExcluir
  9. poxa que legal já estou no sexto mês de gestação ..feliz

    ResponderExcluir
  10. Estou no ínicio do quinto mês com 18 semanas, esperando uma menina.....

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todas as mamães. Curtam muito esse momento tão especial. E descansem bem, que depois é felicidade e muiuuuuuttoooo trabalho!!

    ResponderExcluir
  12. a ultima vez que fiz a ultra foi no dia 08 de janeiro e tava com 31 semanas e 2 dias com quantos meses estou agora tou confusa se são 7 ou 8 hoje já são 18 de janeiro

    ResponderExcluir
  13. adorei...estou com 29 semanas de gestaçao e estava meia confusa

    ResponderExcluir
  14. Ja estou com 24 semanas e tou louca para saber se e menina ou menino.

    ResponderExcluir
  15. Mas se 36 semanas equevalem a 9 meses de gestação, o bebê já pode nascer? Se não, porque? Estou na minha segunda gestação e gostaria de entender isso melhor.

    ResponderExcluir
  16. Renata, com 36 semanas vc já entrou no nono e último mês de gestação. Realmente a qualquer momento o neném pode nascer. Mas nove meses completos mesmo é apenas quando a gente fecha 40 semanas. Aí sim o bebê já está prontinho. Bjs

    ResponderExcluir
  17. agora estou mais tranquila em em relação a minha gestação obrigada por esclarecer mais essa duvida

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua tabelinha,assim ficou mais facíl caucular,obrigada!

    ResponderExcluir
  19. A ULTIMA ULTRASON ESTAVA COM 6 SEMANA +- 1SEMANA NO DIA 6 DE ABRIL AGORA EU JÁ ESTOU COM QUANTAS SEMANAS ME MANDE RESPOSTA POIS ESTOU CONFUSA!

    ResponderExcluir
  20. estou de 22 semanas e 5 dias isso significa 6 meses de gestação não posso nem imaginar em entrar em trabalho de parto. Quando completar 38 semanas posso optar por uma cesária, que ai meu nenem não é considerado mais prematuro???É isso mesmo??? bjus a todas as mamães!!!!

    ResponderExcluir
  21. Amei essa tabelinha!!! Estou com 32 semanas e 2 dias e meu médico disse que agora é que eu estaria completando 7 meses, em meus calculos 8 meses seria o correto, mais leiga no assunto nem discuti na hora com ele...rsrsrrs... Essa tabelinha só ajudou a confirmar o que eu já tinha certeza!!! Estou esperando uma menina, Milene, na barriga ela já é bem sapequinha, imagine quando nascer..rsrsrsr

    ResponderExcluir
  22. Essa tabela veio bem à calhar!Moro em Portugal,e aqui nunca se referem em meses,somente em semanas,resultado:deu um nó na minha cabeça!rrsr. Entrei na 17ª semana,e a nossa vida é só alegria!Meu Guilherme está à caminho,depois de longos e penosos 9 anos de espera!!!Muitas felicidades à todas as mamães...e saúde para os nossos bebês!!!!!

    ResponderExcluir
  23. agora tirei minhas duvidas pois estou de 35 semanas e não sabia qtos mese era ...

    ResponderExcluir
  24. Nossa adorei esse site!!Mto clara essa tabelinha!!

    ResponderExcluir
  25. estou de 19 semanas e 6dias queria saber mais ou menos quando engravidei,pois nas minhas contas ta que engravidei em maio mas não tem possibilidade pois minha ultima relação foi em 22de março a 7 de abril. ta ae minha duvida.

    ResponderExcluir
  26. Olha, o certo é a gente contar a partir do primeiro dia da última menstruação. Esse é o marco inicial... aqui mesmo no blog tem um link para baixar um programinha chamado Gravidômetro. Vc insere a data, e ele fornece os cálculos a partir da data informada, inclusive mostrando qual será a data provável do parto. Bjs

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Vanessa, pelo filhote, pela persistência e pela fé!!! Bjs

    ResponderExcluir
  28. oi meu nome é daniela estou gravida de 19 semanas,só que a data do parto a partir da ultima mentruação que foi no dia 15 de maio não bate com a data do parto do ultrasson me ajuda estou confusa eu devo ir pela menstruação ou pelo ultrasson?

    ResponderExcluir
  29. Oi Daniela, a data do primeiro dia da última menstruação é o marco inicial do qual devemos partir. Porém, quando começamos a fazer as ultrassonografias, essa data passa a ser ajustada, de acordo com o tamanho e desenvolvimento do bebê. Pelo que os médicos dizem, com o desenvolvimento da gravidez devemos passar a nos guiar pelo que apontam os exames de ultrassom, sim. Procure confirmar com seu obstetra. Eu, por exemplo, estou grávida de 4 meses, sg. a tabelinha, mas a partir da minha última ultra, a data do parto já foi ajustada com base no que apontou o exame, e deu diferente do que apontou a última menstruação. Espero tê-la ajudado. Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito das explicações, me tiraram várias dúvidas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Oi amei a tabelinha :) , me ajudou mt estou com 26 semanas de gestação e muito ansiosa pois passa tão rápido , quero ver meu meninão Enzo logo rs *-* Obg pela ajuda! :D

    ResponderExcluir
  32. oi estava de 22 semanas dia 19/04/2012 e agora de quantas semanas eu estou hoje dia 27/04/2012 e quantos meses significa ? Obrigada se me responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22 semanas significa que vc entrou no sexto mês de gravidez, que vai até 26 semanas e 4 dias.

      Excluir
  33. Muitoboa a tabela, obrigadinho!!!

    ResponderExcluir
  34. estou com 27semanas de gestaçao estava com muitas duvidas mas deu para entender entao meu joao pedro ta cada dia mas proximo..

    ResponderExcluir
  35. ola meu nome é rafaela to gravida de 18 semanas o meu medico disse q meu parto vai se cesaria é posiviu eu ganha de 37 semanas

    ResponderExcluir
  36. Olaaa meu nome é Arianny, no dia 1 de junho eu estava de 15 semanas e 3 dias, estou de 4 meses completo ?

    ResponderExcluir
  37. Oi Arianny!
    Vc completará 4 meses qd estiver de 17 semanas e 5 dias!
    Vc ainda está na 16ª semana. Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  38. OLÁ MEU NOME E GISELE EU GOSTARIA DE SABER QUANTOS MESES EXATOS ESTOU EU ESTOU COM 17 SEMANAS EQUIVALE QUANTOS MESES ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela tabela, qd vc fizer 17 semanas e 5 dias vc fecha o quarto mês e entra no quinto, ok?

      Excluir
  39. ola meu medico diz que eu estou de30,5 semanas de gestaçao,mas nas minhas contas e a do ultrasson eu to 32 semanas e ñ 30,5,dia 1 eu completo 35 semanas de gestaçao,no meu ultrasson o medico disse que meu bebe nasce no final de julho nas minhas contas tambem essa tabela me ajudou muito obgda.meu se chamar PEDRO MIGUEL E QUERO PARTO NORMAL ,so estou com pouco de medo pois meu medico disse que ele e muito grande ,ele falou que chega de 50 a 52 cm. QUE MEU DEUS ME AJUDE

    ResponderExcluir
  40. Nossa, seu bebê será bem grandinho, hein??? Tb queria parto normal, mas não deu e tive meus filhos de cesariana. No primeiro parto fiquei muito triste, mas uma enfermeira me disse uma coisa que me fez refletir: muitas vezes natural é do jeito que Deus quer. Portanto, não faça disso uma obsessão, Peça a Deus o melhor para ambos, tá? Ah, e meu primeiro filho nasceu com 51,5cm, um bitelo tb!!! Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  41. Olá, não entendi uma coisinha...
    Você coloca assim no início do texto - "Portanto, 20 semanas (do calendário) não equivalem a 5 meses de gestação." e na tabela consta assim:
    - 17 semanas e 5 dias até 22 semanas e 1 dia= 5 meses.

    Então pela tabela 20 semanas são sim 5 meses...

    bjs

    ResponderExcluir
  42. Oi Leila, o que quiz dizer é que o mês gestacional é diferente do mês normal que tem 4 semanas (varia de 28 a 31 dias!). O mês na gravidez sempre tem X semanas e uns dias quebrados...
    A contagem da gestação em mês é diferente. Usando o exemplo que vc mesma relatou acima, o 5º mês de gravidez se inicia com 17 semanas e 5 dias e finda quando chegamos a 22º semana e 1 dia.
    Com 20 semanas estamos aí nesse meio e, portanto, estamos, sim, no quinto mês.
    Mas muita gente conta errado, conta dividindo 20 semanas de gestacão por 4 semanas do mês, e chega à conclusão que está de 5 meses.
    A contagem não deve ser feita assim. Outro exemplo: com 9 semanas ainda estamos no 2º mês, mas muita gente acha q já entrou no 3º, e que o 2º só vai até 8 semanas. Pela tabela dá para vizualizar melhor.
    Espero ter ajudado!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Olá pessoal, eu me confundo abessa com isso de semana e mês. pois cada um diz alguma coisa . vou seguir a sua dica , Beeijos obriigada

    ResponderExcluir
  44. oi tudo beem?estou com uma duvida fui na minha consulta ontem e a medica disse que eu estava de 20 semanas e que faltava 2 semanas pra fazer 5 mes..to muito confusa pois nao sei a certeza de quando meses estou me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pelo seu bebê!!!
      De acordo com a tabela temos que:
      17 semanas e 5 dias até 22 semanas e 1 dia= 5 meses
      A partir da 17ª semana você entrou no quinto mês, que se completa com 22 semanas e 1 dia. Ou seja: depois de 22 semanas e 1 dia você está entrando no 6º mês, que por sua vez se completa com 26 semanas e 4 dias.
      Espero ter ajudado!!! Bjs

      Excluir
  45. Oiiii dia 11/05 eu estava com 9 semanas e 5 dia hoje já é 30/05 com quantosmesses eu estou

    ResponderExcluir
  46. Estou com 33 semanas ,e não aguento mais muita dor nas costas e pelve será que é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, vc já está no oitavo mês. Com 35 semanas entra no nono mês. Portanto já está na reta final. Nessa fase td pesa, incomoda, mas não custa vc relatar essas dores pra sua obstetra. Só ela, que te acompanha, pra te avaliar corretamente o que está acontecendo. Mas não haverá de ser nada! Bjs

      Excluir
  47. Estou com 33 semanas ,e não aguento mais muita dor nas costas e pelve será que é normal?

    ResponderExcluir