quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mito ou verdade?

Tem tanta coisa que a gente ouve por aí quando tá grávida!!! Ultimamente tenho feito ouvido de mercador pra certos comentários que, sinceramente, não cabem no mundo de hoje. Das crendices populares pouca coisa tem fundo de verdade, e a maioria é simplesmente pura crendice mesmo. Mito.

Quer alguns exemplos? Tomar cerveja preta e comer canjica faz aumentar a produção de leite. Desde que me entendo por gente ouço isso, mas depois de encarar 5 anos de faculdade de Nutrição fica difícil de aturar. Canjica até que gosto, mas cerveja preta...
O que acontece é que a nutriz precisa ter uma alimentação balanceada e nutritiva sim, porque muito do que ela come passa, de fato, para o leito. Além disso deve se hidratar ao máximo. Tanto o aporte calórico deve aumentar, de 500 a 600kcal, como também o consumo de líquido. Mas o que faz a mãe produzir mais leite é a própria sucção do bebê. Quanto maior a demanda e o estímulo contínuo, mas as terminações nervosas são estimuladas, mais hormônio é liberado e maior e a produção. E pronto!!!!

Outra coisa chata é quando dizem que pelo formato da barriga a pessoa vai ter menino ou menina. Gente, não tem nada a ver! É puro palpite, e o chute tem 50% de chances de estar certo ou errado. Mas não adianta explicar probabilidade pras pessoas, ninguém compreende! O que muda o formato da barriga, além da estrutura física de cada gestante e do grau de resistência da musculatura abdominal, é a posição que o bebê assume dentro da barriga, vertical ou horizontal. Esse negócio de barriga pontuda ser menino, e redonda ser menina não tem nada a ver!!! As pessoas palpitam aquilo que elas querem que aconteçam, é lógico. Ou ao contrário, né? Tem muito espírito de porco que olha pra sua barriga de fica te agorando. Se não quer que vc tenha menino, fala que a barriga é de menina, e vice-versa! Pra cima de mim????

Agora um boato que não é boato e sim verdade, é de que comer chocolate deixa o bebê agitado, e faz ele mexer. Isso acontece por causa da elevada carga de açúcar, e por isso muitas mamães comem chocolate antes de fazer a ultrassonografia. E o neném mexe mesmo!!!

É, se tivesse filtro pra ouvido já teria comprado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário