sábado, 11 de abril de 2009

Vamos declarar guerra às estrias

Durante a gravidez a estrias aparecem devido ao rompimento das fibras de elastina e colágeno, que formam a derme, camada mais profunda da pele. Em algumas gestantes essas fibras não conseguem acompanhar o aumento do volume corporal, e se rompem, formando cicatrizes. Infelizmente, ou felizmente, a elasticidade da pele é um fator hereditário. Não quer dizer que por que sua mãe teve, você vai ter também, mas é um indício de que já há alguma predisposição.

Para prevenção das estrias é aconselhável manter o corpo hidratado, bebendo muito líquido, e usando cremes hidratantes, e comer bastante alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção do colágeno, além de evitar o excesso de peso.

Um grande mito, que muitos acreditam e multiplicam por aí, é de que coçar a barriga causa estrias. Na verdade a coceira pode indicar sinais de desidratação da pele, o que já a torna propensa para rompimento das fibras, que por se localizarem na camada mais profunda da pelo, não conseguem ser atingidas pelas unhas. É puro mito!!!!

Confesso que tô usando um creme específico desde antes de engravidar. Se bem não faz, mal também não fará. Como já estou com 4 meses, vou intensificar o uso a partir de agora. A barriguinha tá deslanchando!!!! Além disso, estive na minha dermatologista no início da gravidez, e mostrei uns carocinhos que estavam aparecendo na minha barriga. Como tenho a pele muito oleosa, e estava usando óleo de amêndoas durante o banho, ela pediu pra suspender o óleo, porque, no meu caso, poderia piorar o problema. Fora isso, os óleos não possuem o grau de penetração dos cremes hidrantantes. E isso faz a diferença!!! Ela também pediu que eu voltasse agora, com 4 meses, pra gente poder prevenir da melhor forma possível...

Abaixo consegui fazer uma relação de alguns produtos disponíveis hoje em dia, para todos os gostos e bolsos, para que as futuras mamães possam se prevenir contra essa praga:
Creme Preventivo para Estrias, Gerare; Creme Corporal Maternité, Payot; Emulsão Auxiliar na Prevenção de Estrias, Natura; Loção Corporal Mater Skin, Biolab; Lait Corps Déo Hydratant, Anna Pegova; Creme Prevenção de Estrias, Vita Derm; Skin So Soft, Avon.
Dois me chamaram a atenção: o Hidramamy, da Mantercorp, e o Creme para Estrias, da Bio-Médicin, que possuem em sua fórmula substâncias que também estimulam a renovação celular.

Muitas opções, né??? Quem quiser saber mais também pode acessar o site do fabricante, e ler as reportagens abaixo:
http://bebe.com.br/gravidez/corpo/marcas-da-gravidez.php
http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC804208-2213,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário