terça-feira, 9 de março de 2010

Encantando-se com a "Encantadora de Bebês"

Assim que o Theo nasceu, até o final do primeiro mês, eu tive um gás danado. Parecia anestesiada do parto. Não sentia sono, acordava de madrugada quantas vezes precisasse na maior disposição. Dormir de dia? Nem pensar. Não sentia sono, cansaço, nada. Recebia visitas, arrumava a casa, ia pra cozinha preparar alguma coisa. E olha que estava sem empregada. Esse foi meu erro. Parecer forte num momento de extrema fragilidade.

Quando chegou o segundo mês, a coisa mudou de figura. Se não fosse minha santa mãe aqui comigo, não sei o que teria sido de mim.

Quando o Theo fez 2 meses comecei a achar estranho o fato de ele dormir muito pouco de dia. Tirava cochilos de 20min, 30min. E eu? Nossa, nessa fase o cansaço e o sono vieram com tudo. Ele ainda acordava umas 3 vezes de madrugada, e durante o dia nada de tirar sonecas. Já tinha esboçado uma rotina pra ele, algo como tomar os banhos no mesmo horário, dormir sempre no mesmo horário. Mas quanto às mamadas e às sonecas, nada feito. Precisava conhecer meu filho, saber o que ele queria dizer quando chorava. Ele era um amorzinho, e por isso, quando ele chorava, sempre achava que era fome, mas, na verdade, estava era cansadinho, superestimulado, porque não dormia de dia.

Foram momentos difíceis. A gente sempre tem que estar com a cara boa pra todo mundo, principalmente pras visistas que chegam sem avisar quando voce simplesmente não está a fim de ver ninguem, muito menos conversar sobre assuntos que nem sempre lhe interessam naquele momento.

Além de tudo não conseguia colocar meu filho pra dormir. Essa era uma tarefa que minha mãe fazia. Até que numa semana dei a louca, e quis ficar sozinha com ele. Não que minha mãe tivesse feito alguma coisa de errado, mas porque fiquei muito alheia a algumas coisas que tinha que tomar pé. Enquanto isso o papai ainda não tinha se dado conta de quê? De que tinha virado papai!!!!

Foi a pior semana da minha vida. Me senti muito, mas muito sozinha. E decepcionada...

No auge do meu desespero fui pesquisar, tentar encontrar alguma solução, uma ajuda, e descobri o livro "A Encantadora de Bebês", como ficou conhecida Tracy Hogg, enfermeira inglesa especialista em cuidados com bebês. Posso dizer que não li seus livros: devorei-os.

Vou falar mais da “Encantadora...” no blog, até porque quando o criei, o fiz com o intuito de ajudar outras pessoas. Como suas dicas me ajudaram. Ela não é mágica, não faz mágica. Nas suas palavras “a arte de encantar bebês é somente uma questão de respeitar, ouvir, observar e interpretar”. Ela ensina como fazer com que os pequenos se tornem parte da família, e não o contrário.

Passados seis meses, Theo já tem uma rotinazinha mais ou menos estabelecida. Tá mais tranquilo, super alegre, risonho com todos, dorme um pouco melhor durante o dia, dorme bem à noite. Já sei identificar seus sinais. Valeu a pena... Olho pra ele e sei o que quer dizer... Isso se chama sintonia, empatia, cumplicidade.

Como "A Entantadora" mesmo diz, com a rotina tudo fica E.A.S.Y.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário