sexta-feira, 22 de maio de 2009

Curso pra gestantes - parte II

Continuando com o curso, no terceiro dia o tema abordado foi "Mamãe, tô com fome!". A palestra foi ministrada por uma nutricionista, e conversamos sobre tudo: desde a anatomia do seio, passando pela composição e propriedades do leite materno, massagens nos seios, posições de amamamentar, e finalizando com esclarecimentos sobre aqueles famosos mitos (do mingau de milho, da cerveja preta, lembram??).
Fiquei feliz porque tudo o que aprendi na faculdade de nutrição há 10 anos continua valendo. Não difere em nada do que escrevi lá embaixo sobre amamentação. Só um detalhe interessante que ela explicou, foi sobre o hormônio ocitocina, responsável pela descida e ejeção do leite. Esse hormônio seria responsável também pela contração uterina, e por aquela sensibilidade característica do momento pós-parto. Segundo ela, sua produção é aumentada quando a mamãe está relaxada, tranquila, e por isso todo alimento quente como mingaus, (como o mingau de milho, aveia, tapioca, qualquer um!!!!!!), sopas, caldos, até o simples banho morno, que relaxa, causa aquela molezinha, aumenta a liberação desse hormônio no sangue, o que facilita a saída do leite. Pronto está explicado!!! O milho, coitado, não tem nada a ver com isso, apesar de ser um alimento muito nutritivo. Aliás, a alimentação da mamãe deve ser composta sim de alimentos nutritivos e de muito líquido, de preferência água, que serão matéria-prima do leite.
Bom, já no último dia o tema foi "Mamãe, cheguei!!", e uma fisioterapeuta explicou sobre os primeiros cuidados com o neném, como cuidar do umbigo (nada de moedinhas, faixas!!!!), trocar a fralda, botar pra dormir, dar o banho, tudo bem detalhado. Também foi muito bom. Ficamos impressionados porque um papai foi ao curso sozinho, perguntava e anotava tudo, se ofereceu pra dar o banho, um verdadeiro exemplo. Felizarda essa mamãe!!!! No fim, ele ainda foi sorteado e ganhou um book de gestante pra ela. Merecido!!!
Ah, também fui sorteada e ganhei um pacotão de fraldas. O Theo já vai nascer sortudo, né filho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário