quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cursos pra gestantes

Além dos cursos ministrados pelas maternidades, também é interessante participar de cursos e palestras oferecidos por várias lojas do ramo infantil. Esse que eu tô fazendo na Planeta Bebê tá sendo muito proveitoso, e a título de inscrição eles pedem 2 latas de leite em pó. O curso tem duração de 2h durante 4 dias, e os temas abordados são muito interessantes.
No primeiro dia falaram sobre a criogenia de cordões umbilicais, método de conservação de células-troncos contidas no cordão umbilical e no sangue da placenta, colhido durante o parto.
O cordão contem células jovens e ainda não expostas a doenças, as quais podem ser utilizadas na regeneração e proliferação, em tratamentos terapêuticos, cirurgias, transplantes, com elevado grau de compatibilidade. Bom, em suma, esse procedimento custa cerca de 3,5mil para acompanhamento e coleta, mais 650 reais anuais, para conservação. É barato?? Não, não é. Mas é caro???? Bom, diante de tanta besteira que a gente compra, do excesso de materialismo que a gente vive, não, também não acho caro. Ainda mais para o propósito a que se presta. É claro que a torcida é pra nunca esse material precisar ser utilizado, mas se caso for necessário... Enfim, é algo a se pensar!!
Ainda no primeiro dia falamos sobre o enxoval do neném, da arrumação da sua malinha e a da mamãe pra ir para a maternidade. Eu, por exemplo, só vim saber depois de grávida que o hospital não fornece roupinhas para o neném. A gente tem que levar tudo. Por isso é importante pegar no hospital a lista com tudo aquilo que é necessário nos 2 ou 3 dias que iremos passar lá. Ou no caso do hospital Aliança, pode pegar pela interner. A palestra foi muito esclarecedora, ensinando a preparar o enxoval, o que comprar, de que tamanho, material, quantidade. Falou do sling (esse vou comprar com certeza!!!), do bebê conforto, necessário quando da saída da maternidade, devido ao fator segurança.
Já no segundo dia o assunto foi a shantala, um tipo de massagem própria para bebês, milenar e originária da Índia, que proporciona uma enorme interação entre os pais e a criança, que além de fazer com que ela se senta protegida e amada, faz despertar a confiança, acalma, alivia cólicas e reduz a prisão de ventre. Enfim, falamos sobre a importância do toque.
Hoje o assunto é amamentação, quando muitos mitos serão esclarecidos, e amanhã finalizamos com os cuidados com o neném, o banho, mas volto pra contar.
Acho que vale muito a pena, principalmente pra quem é mãe de primeira viagem, além de ser muito engraçado ver os papais trocando roupinha, fralda, fazendo massagem... São totalmente sem jeito. Mas tudo se aprende com a prática, não tem problema!!!
Além da Planeta Bebê, aqui em Salvador a loja Oito também oferece palestras, e a gente doa 2kg de alimentos. No próximo sábado mesmo terá durante o período da manhã, e eu estarei lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário