segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Disque - Gripe H1N1: 0800-2810100

Em tempos de gripe suína, tenho ficado bastante preocupada, já que nós, grávidas, fazemos parte do grupo de risco. Fui procurar me informar melhor sobre o assunto, e encontrei essa matéria no site Gravidez Absoluta, que vale a pena compartilhar. A informação, sob a forma de prevenção, ainda é o melhor remédio!!!
GRAVIDEZ E A GRIPE SUÍNA
Infectologista - Dr. Carlos Eduardo Figueiredo
Para solucionar as principais dúvidas que as futuras mamães enviaram ao site em relação à gripe H1N1, o Gravidez Absoluta interrompeu o Especial Paris, apenas por hoje. Em entrevista ao Portal o infectologista do Hospital Memorial , Dr.Carlos Eduardo Figueiredo respondeu às questões enviadas ao site.
Gravidez Absoluta - Por que as grávidas são mais suscetíveis à Influenza A?
Dr. Carlos - O que estamos notando é que a doença está evoluindo mais rapidamente e em um curto espaço de tempo nessas mulheres.
Gravidez Absoluta – Mas as gestantes são imunologicamente mais frágeis?
Dr. Carlos – Sim. Como as grávidas possuem no seu corpo uma proteína estranha, a do bebê, isso gera um maior grau de imunodeficiências.
Gravidez Absoluta – Há alguma fase da gravidez, em especial, que as mulheres ficam mais frágeis?
Dr. Carlos – Em todo período do ciclo gravídico ela fica debilitada, afinal o corpo dela está se acostumando durante toda a gravidez com o feto e fica mais fragilizado.
Gravidez Absoluta – Quais os primeiros alertas para procurar um hospital?
Dr. Carlos - Aumento da freqüência respiratória, cansaço, dificuldade respiratória, alteração da tonalidade dos dedos e da boca, aumento da frequência cardíaca e alterações da pressão arterial. São sintomas que aparecem bem inicialmente. Apesar de muito divulgada pela imprensa a febre alta, nem sempre é relatada em grávidas que tiveram complicações. Então, na presença dos sintomas anteriores é importante procurar um médico.
Gravidez Absoluta – A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro recomendou que as grávidas com os sintomas sejam internadas. Em que momento isso deve acontecer?
Dr. Carlos - Não necessariamente internar, o que se tem feito é observar. Aquelas que tiverem sinais de agravamento devem ser internadas. A vigilância deve ser mantida, especialmente com as grávidas, com constantes avaliações clinicas. Quando ocorrem alterações dos gases clínicos, aumento da freqüência respiratória, cianose(pele azulada na boca e pontas dos dedos) e queda da pressão arterial, a internação é indicada. Além disso, aquelas que já possuem algum fator de risco, como lúpus, pressão alta, diabete, devem ser internadas aos primeiros sinais clínicos da gripe.
Gravidez Absoluta – A gripe H1N1 prejudica o desenvolvimento do feto?
Dr. Carlos – A gripe especificamente não, mas a manifestação de febre pode desencadear transtornos ao feto e até abortamento. No primeiro trimestre, pode prejudicar o desenvolvimento do tubo neural, no final da gravidez pode causar paralisia cerebral ou prematuridade do parto. Como nessa doença, o curso de febre é comum, é importante uma avaliação contínua. Ao menor sinal clínico (coriza, dor no corpo, tosse), essas mulheres devem procurar o Disque Gripe para passar pela primeira triagem. Se não se sentirem seguras com as informações, devem procurar o hospital.
Gravidez Absoluta – Mas o Ministério da Saúde indicou que se evite ir ao hospital...
Dr. Carlos – Sim, por isso é importante passar pela triagem do Disque Gripe, que é supervisionada por médicos e enfermeiros. Além de nos hospitais ser mais fácil contrair a gripe, as grávidas ainda ficam suscetíveis a outras infecções, como a urinária, por exemplo.
Gravidez Absoluta – O medicamento indicado para combater a nova gripe, o Tamiflu, pode ser administrado pelas grávidas?
Dr. Carlos – Pode sim, com segurança. Não há efeitos colaterais comprovados. Além disso, nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, os resultados do remédio são animadores.
Gravidez Absoluta – É possível pegar o vírus no ar? Ou apenas pelo contato com as secreções do infectado?
Dr. Carlos - O vírus dura 8 horas no ar e fica em suspensão. E as gotículas dos espirros e tosses podem ser transmitidas por uma distancia de pouco mais de um metro. Mas existe a transmissão aerosol, através de micro porções de partículas respiratórias que podem ser transmitidas a longas distâncias. Onde não tem circulação de ar, como em shoppings, cinemas, etc, há risco maior de adquirir a doença. Mas, a única maneira de prevenção é a higienização das mãos, lavando sempre, além de evitar beijos, abraços e apertos de mão.
Gravidez Absoluta - Sabendo que esteve em contato com um doente, o que deve ser feito enquanto os sintomas não tiverem aparecido?
Dr. Carlos - Apenas a observação clinica, não tem o que fazer. Aquelas que tem um fator de risco, podem ser avaliadas por um médico para saber se há necessidade de fazer profilaxia.
Gravidez Absoluta - As grávidas que morreram ao redor do mundo desenvolveram pneumonia. De que forma é possível evitar o agravamento do quadro?
Dr. Carlos - Não tem como saber. O que ela causa é a pneumonia viral, que leva ao óbito. O importante é antecipar que a grávida seja bem avaliada. Não pode ficar sem avaliação na fase inicial.

Disque - Gripe: 0800-2810100

Fonte: http://www.gravidezabsoluta.com.br/saude.php?PHPSESSID=98f47f5ac9bd8255a1a9308616b3a1d4

Nenhum comentário:

Postar um comentário