terça-feira, 18 de agosto de 2009

Prestes a entrar no 9° mês!!!


Gente, gosto muito das informações do "Blog da Fertilidade". Estou na iminência de completar 36 semanas, ou seja, estou colocando o pé no 9° mês. Nossa, parece que foi ontem que descobri que iria ser mãe. E passou voando. Aliás, que gestação maravilhosa que eu tive. Não sabia que iria ser assim tão fácil. Estou sempre disposta, não tive enjôos, não engordei quase nada, o Theo não incomoda nadinha, pelo contrário é um amorzinho. Agora no final do oitavo mês tive um pouco de retenção hídrica, mas sei que é normal.
Bom, mas olhá só o que o "Blog da Fertilidade" diz sobre as 36 semanas de gravidez, em comparação com a ultrassonografia que fiz hoje, com 35 semanas e 3 dias:

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm. Pelo exame que acabei de fazer o Theo está pesando 2.940g, quase 3kg!!! Segundo a médica que fez a ultra, ele é bem gordinho, e deve nascer com 3,5kg em média. Tem umas bochechas fofas!! Continua na posição cefálica (cabecinha para baixo), com a cabecinha centralizada e voltada para trás, e virou o corpinho para a esquerda, ou seja, está na melhor posição para o parto normal. Espero que continue assim!!! Ah, segundo a ultra, a previsão de nascimento é 15 de setembro, mais ou menos o que minha obstetra tinha previsto, que era 17/9. Portanto, tudo dentro da mais perfeita normalidade. E se Deus quiser assim irá continuar!!


Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz. Ganhei 10kg até agora. Pra mim está ótimo, já que só tenho barriga. E que barrigão que fiz!! Não tô redonda, inchadona (ufa, ainda bem!!!). Tenho consultas quinzenais com minha médica. Quanto às calorias, o fato de ser nutricionista já facilita, pois presto atenção em tudo que como, sei das funcionalidades de cada alimento, percebo quando tá faltando algum componente na alimentação. É lógico que não estou fazendo dieta, mas dou uma balanceada... E sei quando estou passando dos limites. Sem essa de comer por dois. Infelizmente esse é uma grande engano que as mamães cometem pra justificar o aumento de apetite!! Acabam enfiando o pé na jaca!! Quanto ao teste para estreptococos, fiz na semana passada. São exames de cultura vaginal e anal. Chatinho de fazer, mas também não tem nada demais. Segundo minha prima, é o exame da bunda suja!!! A maternidade já visitei tem uns dois meses e fiquei encantada com tudo lá.

O futuro papai - algumas regras básicas:

Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano um pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho. Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê. O vômito do bebê não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebê regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova. Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso. Bom, o papai diz que ele está pronto para essa função. Vamos ver!!! Parece tranquilo, seguro... Sou muito intuitiva, e acho que ele vai tirar tudo de letra (apesar de muita gente não estar botando fé!!!). E que vai ser um paizão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário