quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Desvendando os mistérios da placenta!!!

Esse órgão fundamental no desenvolvimento embrionário, permite que haja trocas de nutrientes, oxigênio e gás carbônico, e a excreção de metabólitos, entre mãe e filho. Também atua na produção de diversos hormônios na gravidez, e por isso é chamada de órgão endócrino. Através do exame de ultrassonografia, é possível avaliar diversos aspectos placentários, como textura, grau de maturidade, localização e espessura.
O grau de maturidade da placenta pode variar de 0 a 3: o grau 0 indica uma placenta homogênea, sem calcificação; o grau I, presença de pequenas calcificações intraplacentárias; o grau II, de calcificações na placa basal; e no grau III, compartimentação da placenta pela presença de calcificação da placa basal à coriônica. A de grau 0 é a placenta de 1º trimestre; a de grau I pode ser observada desde o 2º trimestre; a de grau II não costuma ser observada antes da 30ª semana e é a mais frequente no momento do parto, seguido do grau III, encontrada apenas em 40/50% dos fetos a termo, e que costuma aparecer após a 35ª semana. Uma placenta envelhecida antes disso, não é normal. O envelhecimento precoce da placenta está relacionado ao tabagismo, hipertensão arterial ou algumas infecções congênitas.
Quanto a sua posição dentro do útero, tem-se a placenta prévia, quando implantada na parte inferior da cavidade uterina (placenta de inserção baixa); anterior, quando inserida na parte anterior do útero; posterior, quando na parte posterior; lateral, quando na lateral do útero; e fúndica, quando no fundo do útero (o normal).
Espero ter ajudado. Quem quiser maiores informações:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72031999000900002&script=sci_arttext
http://www.amigasdoparto.org.br/2007/index.php?option=com_content&task=view&id=270&Itemid=224
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/22599

Um comentário:

  1. Meu parto foi seco, e tive eclampsia pos parto entrando em convulsão meu bb nasceu 1,400 kls 38 cm, a convulsão e a hipertençao tem haver com a placenta seca, ou pode ter sido um problema com a anestesia? os médicos do hospital não souberam ao certo o que houve já que o meu pre natal estava ok, presão normal 11/6 não fumo, não bebo.

    ResponderExcluir