quarta-feira, 18 de março de 2009

Música para bebês

Andei pesquisando e descobri alguns estudos que indicam que a música, além de estreitar a relação entre pais e filhos, e de acalentar o bebê (e as mamães também!!), tem um efeito calmante, relaxante, podendo até mesmo contribuir para a recuperação de bebês prematuros.
A música e o som têm influências significativas em nossas vidas, afetando a atividade muscular, a respiração, a tensão arterial, o metabolismo, e, dizem os estudos, podem afetar a atividade cerebral dos fetos.
Segundo a musicista Isadora Canto, do Projeto Acalanto, a música traz grandes benefícios já durante a gestação, por que após o parto, depois de tanto ouvir a repetição dos sons na barriga da mãe, as músicas ouvidas pelo bebê na gravidez o remetem ao conforto do útero e faz com que se sinta bem. Segundo a musicista, além disso, estudos mostram que a voz da mãe estimula a sucção e ele se alimenta melhor. A do pai ajuda a acalmá-lo.
Me apaixonei pelo trabalho da Isadora, e acabei comprando um CD dela lindo.
Além desse comprei mais uns quatro. Outro que adorei foi o "As mais belas cantigas infantis 2" que me remeteu a minha infância, que foi maravilhosa, e o CD "Canções de Ninar", do grupo Palavra Cantada, que dispensa comentários... São feitos especialmente para bebês, com sonoridade, timbre de voz e sons que os estimulam, mas ao mesmo tempo os acalmam...
Comprei também um do The Police/Sting, pra bebês (tem de vários artistas: U2, Beattles, Rolling Stones, Bob Marley...), pra puxar o saco do papai, é claro!!!! Tô ouvindo direto, em casa, no carro. Mas parece que os bebês começam a ouvir os sons aqui de fora lá pelo quinto mês. Mas não faz mal. Enquanto isso vou ouvindo... Quero que Theo seja bem calminho (e não bobinho!!!!) e tranquilo, como somos eu e o pai dele... Não custa nada tentar!!!
O link do Acalanto é esse aí. Lá a gente pode ouvir algumas músicas... Vale a pena conhecer!!!!
http://www.projetoacalanto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário