domingo, 1 de março de 2009

Sexagem fetal: o que é isso?

Sexagem fetal: o que é isso?

Foi se o tempo em que se esperava até o quarto mês de gravidez pra saber o sexo do bebê. Isso, com muito otimismo, se ele não estivesse com as perninhas na frente, né?
Bom, como mamãe moderna que sou, comecei a pesquisar se não havia uma outra forma de descobrir o sexo do neném o quanto antes. Reconheço que sou um pouco apressadinha, agoniada, mas é opção de cada um. Tem gente, inclusive, que prefere a surpresa, e aguarda até o nascimento pra saber se será menino ou menina. Ou quem sabe gêmeos. Respeito e acho que cada um é cada um.
Muito antes de engravidar (há uns três anos mais ou menos) descobri que existia esse exame, a sexagem fetal, que desde 2003 vem sendo realizado no Brasil. A partir de então coloquei na cabeça que iria fazer. Na verdade quase ninguém nem sabe da sua existência. Aqui em Salvador, por exemplo, só encontrei dois laboratórios que fazem. E não é barato não. Custa de 300,00 a 600,00 reais.
Quando falava que com dois meses já ia saber se meu bebê era menino ou menina, todo mundo achava impossível, ou ficava espantado. Como assim????
A sexagem fetal nada mais é do que um exame de sangue feito pela mamãe, cuja coleta é feita como qualquer exame de sangue normal. E o melhor? Nem precisa de jejum.
O que determina o sexo é a presença (menino) ou não (menina) do cromossomo Y. Assim, uma vez que nós mulheres não possuimos cromossomo Y, a presença de fragmentos desse cromossomo no sangue materno significa que o bebezinho é um menino. Ao contrário, sua ausência, quer dizer que o bebê é uma menininha.
É importante ressaltar que o exame deve ser feito a partir da oitava semana de gestação (dois meses e pouquinho) quando o resultado alcancará 99% de certeza. Ah, e o resultado leva em média cinco dias para sair.
O exame ainda é caro, mas com certeza com bastante divulgação, se a procura aumentar os preços tendem a cair. Portanto, vamos divulgar!!!
E foi assim que descobri que iria ter meu garotinho...

Mas é bom ficar atenta, por que já vi alguns relatos de que o exame deu errado. Mas os erros são raros. Mesmo assim, como nada é 100%, é claro que vou fazer a ultrassom morfológica para confirmar...
Abaixo, indico alguns sites interessantes sobre o assunto:
http://www.sexagemfetal.com.br/

http://www.iacs.com.br/txt/inf144.htm
http://www.lableme.com.br/noticias.asp?id=20

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI948-10561,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário