domingo, 1 de março de 2009

Pilates: parte II

Pois é, gente, depois que soube da minha gravidez, a Gabi me mandou diversos vídeos com gestantes fazendo os exercícios. Achei o máximo. Combinamos que assim que der pra mudar meu treino, vamos filmar e aí vou publicar aqui.
Mas voltando aos benefícios do Pilates na gestação, posso dizer que esse método é tudo de bom.
É bom lembrar que continuei nas aulas, por que tenho um certo condicionamento, adquirido em quase dois anos de treino. Quem descobriu que ta grávida agora, mas ta sedentária há algum tempo, só pode começar depois de quatro meses de gestação, e assim mesmo com autorização e acompanhamento médico. As três médicas pelas quais passei (a primeira que me atendeu, a minha obstetra e a médica do meu trabalho) foram unânimes em dizer que eu podia continuar sem problema, mas com um porém: os exercícios devem ser adaptados a essa nova condição.
O Pilates melhora a postura, a flexibilidade, a respiração e o alinhamento da coluna, que geralmente é prejudicada pelo aumento da barriga, aliviando as dores na lombar. Eu, até hoje, não senti nadinha. Mas não é só isso. O método também trabalha a respiração e melhora, consequentemente, a oxigenação e a circulação sanguínea, além de desenvolver a musculatura abdominal e pélvica. E isso é muito importante. Só pra vocês terem uma idéia, muitas mulheres sofrem aborto espontâneo por terem uma musculatura pélvica fraca.
Assim, além de contribuir para uma gestação tranqüila, sem dores, nem inchaços, o Pilates também pode colaborar para que a mulher tenha um parto normal.
Torço pra que comigo seja assim, quero muito ter meu filho de parto normal, acho a cesárea uma agressão. Mas querer não é poder, e se não der, não deu. O mais importante é a minha saúde e a do meu neném. Contanto que corra tudo bem...
Gabi, se eu tiver falado alguma besteira me corrija, ta?
Ah, também só estou esperando minha médica me liberar, pois quero entrar na hidroginástica e fazer drenagem linfática.
Bom, o que quero mesmo é curtir da melhor forma possível minha gravidez.
E quem não quer??

Nenhum comentário:

Postar um comentário