domingo, 1 de março de 2009

Pilates: exercícios na gravidez

Gente, quando vi que não tinha jeito, e que em breve iria encomendar meu neném, botei na cabeça que tinha que me cuidar mais, me preparar pra gestação e até mesmo para o parto.
Como nunca gostei de academias, daquele ambiente, daquele papinho, tive que procurar uma outra atividade, que além de disposição e saúde me desse um bom condicionamento e que me relaxasse. Foi aí que optei pelo Pilates, e me encontrei.
Esse método foi desenvolvido por um alemão, Joseph Pilates, estudioso de antigas filosofias gregas e romanas, sempre em busca do equilíbrio e da saúde física e mental. Ele serviu como voluntário na primeira Guerra Mundial, e cuidou de doentes e feridos, que, apesar dos ferimentos, continuaram a se movimentarem por si mesmos, graças à firmeza de seus músculos. Os exercícios do Pilates visam fortalecer os músculos fracos, alongar os que estão encurtados e aumentar a mobilidade das articulações.
Mas o que tem a ver o Pilates com a gestação? Pelo baixo impacto dos exercícios, e por trabalhar a força, a concentração, o equilíbrio muscular e o realinhamento corporal e emocional, o método traz grandes benefícios também na gravidez.
Quando me matriculei num studio dois anos atrás, falei pra Gabi e pra Cris, fisioterapeutas, que queria mudar meu corpo e me preparar para o meu primeiro filho dali a dois anos no máximo, assim que terminasse minha faculdade.
A partir de então fui me apaixonando pelas aulas, que além de tudo, me relaxam. A Gabi, minha professora, é um amor de pessoa, e muito dedicada, sempre se aperfeiçoando, estudando novos exercícios. Até eu me surpreendi com minha evolução. Comecei devagar, com exercícios leves, até me equilibrar sobre uma bola. É muito gostoso, e logo no começo senti muitas mudanças.
A Gabi foi uma das primeiras pessoas a saberem que eu estava grávida. Ela sempre me pediu pra avisar assim que soubesse, para alterar meus exercícios. Ficou muito empolgada, e tratou rapidinho de mudar o meu treino. Quis saber se minha médica tinha liberado, se houve alguma recomendação. Tirou o peso das pernas, os abdominais, exercícios nos aparelhos, ficou tudo mais leve. Mas é só até o quarto mês, depois a gente vai modificar de novo. Gabi, você me prometeu!!!!
Quero aproveitar pra dizer que a Gabi, além de ter se tornado uma grande amiga, foi um anjo que apareceu na minha vida. Meiga, calma, mas sempre atenta a todos. Tem uma energia maravilhosa, e com certeza vai muito longe. Te adoro, tá, Gabi?

2 comentários:

  1. Oiiiiii... aqui é a titia mais coruja do mundo. Theozinho já é um bebezinho amado muito antes de ser planejado. Quando soube que seria titia chorei de emoção, uma felicidade imensa. Novamente a sensação que não sei explicar. Aquela emoção que sentimos ao ser mãe, novamente bateu em minha porta. Tá certo que de uma maneira um pouco diferente... mas novamente inexplicável. Fico olhando vc na barriguinha todos os dias e acompanho cada etapa do seu crescimento. Você será um bebê lindo, cheio de vitalidade. Não vejo a hora de carregá-lo, abraçá-lo, cheirá-lo e enche-lo de mimos.
    Da titia que desde o primeiro momento te ama muito...

    ResponderExcluir
  2. Dany, esta expert em Pilates!!! E fico feliz de ver que estou te ajudando e tenha certeza que já paparico e irei paparicar muito Theo já que verei todas as etapas dele! Dani quando começou o Pilates já havia um próposito: ser mãe e sempre vinhamos trabalhando nisso, hein Dani vários equilíbrios na bola que parecia que estavamos no circo rsrsrs! Assim que soube da gestação que Theo ja existia mudei a sequencia e fique tranquila que vamos voltar ao exercicios com peso, com bola, pois agora vai vim a parte mais gostosa que é ver o desenvolvimento! Nossa hoje entao de duas semanas que não teve o pilates por causa do carnaval me surpreendi! E desse encontro de dois anos de pilates eu e Dani fizemos uma bela amizade e que Theo já tem uma titia que paparica o tempo todo! Dani te adoro! Bjos

    ResponderExcluir